segunda-feira, 10 de agosto de 2015

http://pt.slideshare.net/amgmrodrigues/a-vida-do-homem-no-neoltico


PERÍODO NEOLÍTICO

"Pela divisão histórica, entre 12000 a.C. e 4000 a.C. aproximadamente, encontramos o período chamado Neolítico, também conhecido como Idade da Pedra Polida. Estudos, como o da Universidade de Bourdeaux, apontam que esse período foi muito mais violento do que a história já contou até hoje.
Para quem não lembra, a Idade da Pedra foi marcada por diversas transformações, que ficaram conhecidas como a Revolução Neolítica, dentre as quais destaca-se o surgimento da agricultura, quando o homem tornou-se capaz de plantar, de deixar de ser nômade e passa a habitar um território especifico, sem necessidade das constantes migrações em busca de alimento.
Nesse período, o homem começou a desenvolver uma relação diferenciada com o tempo, conhecendo melhor o clima e a região que habitava. Surgiram as primeiras aldeias e, provavelmente, a origem do homem que vive em sociedade. Foi também nessa era que o homem domesticou os primeiros animais, como o boi, o cachorro e a cabra, o que lhe permitiu aprimorar as técnicas de caça, com a criação do arco e flecha."

TRABALHANDO COM TEXTO

1- Leia o texto com os alunos.
2- Oriente os alunos a acessarem o navegador Mozilla Firefox do Netbook UCA e a buscarem, nos sites abaixo, informações que caracterizem o Período Neolítico.
Pesquisa no Mozilla Firefox:

3- Sugira aos alunos que listem no KWORD as características do Período Neolítico encontradas durante a pesquisa, seguindo o roteiro abaixo:
Período:
Como viviam:
Como era a divisão do trabalho:
Como se alimentavam:
Principais descobertas:

1- Depois de ver o vídeo com os alunos peça que eles montem  um quadro comparativo no KWord contendo as principais características do Paleolítico e do Neolítico, possibilitando a observação de diferenças entre estes períodos;
Sugestão de quadro:

Período
Paleolítico
Neolítico
Obtenção de alimentos




      Habitação








Descobertas/ técnicas








Organização Social














ATIVIDADE 3 : SEDENTARISMO, AGRICULTURA E PRIMEIRAS SOCIEDADES

 

Texto 1:

Período Neolítico (...)

 “o homem neolítico procurava moradia próximo aos rios, na intenção de utilizar a terra fértil para a agricultura – outro importante avanço do período. (...) Com isso, não havia mais a necessidade de vagarem constantemente à procura de alimentos – criando o fenômeno do sedentarismo, ou seja, a permanência em lugar fixado em detrimento do nomadismo.

São construídas as primeiras moradias, similares a pequenos cubículos feitos de palha e madeira. Geralmente, os neolíticos trabalhavam coletivamente, saindo em numerosos grupos para as poucas atividades de caça e pesca. As mulheres eram responsáveis por garantir o bem-estar das pequenas aldeias, permanecendo com os filhos e cuidando da agricultura. Com mais tempo para interagirem entre si, os neolíticos desenvolveram as primeiras atividades de lazer, descobrindo a arte da cerâmica e a forma de comercializá-la.”

1- Ler o texto na íntegra com os alunos.
2- Explicitar a importância da agricultura para a sedentarização do Homem e para o surgimento das primeiras comunidades.
3- Pedir aos alunos que criem cinco perguntas com respostas sobre este texto no Kword.
4- Fazer duplas onde um aluno ficará responsável por tentar responder a pergunta do outro aluno e vice-versa.
5- Socializar as melhores perguntas e respostas para serem lidas para todos da turma.

Texto 2:

Grande inauguração - Bem vindo à civilização

 “A sobrevivência já não dependia exclusivamente do sucesso na caça ou da abundância de árvores frutíferas: existindo uma roça, sempre havia alimento. Os filhos nasciam e – novidade! – muitos já não morriam de fome, porque tinham o que comer.
As mudanças não pararam por aí. Para cuidar da lavoura, era preciso tempo e dedicação. Em vez de se organizarem dentro de um esquema nômade (propício a comunidades de caçadores-coletores, que periodicamente precisavam buscar novas áreas para sobreviver), os membros dessas primeiras comunidades agrícolas teriam finalmente fincado os pés no solo e se tornado sedentários. Também era preciso vigilância – afinal, a terra tão suadamente cultivada poderia ser rapinada por animais ou por grupos nômades. Era o início do conceito de posse da terra, elemento fundador de diversos sistemas de organização econômica e política nos milênios seguintes.”

1- Leia o texto na íntegra com os alunos.
2- Separe a classe em trios.
3- Cada trio ficará responsável em montar uma história em quadrinhos sobre o tema: surgimento da agricultura no KPresenter.
4- Pesquise imagens relacionadas ao surgimento da agricultura e das primeiras comunidades no Mozilla Firefox e Google Imagem.

Sugestões de imagens para a criação da história em quadrinhos

AgriculturaAgricultura 2Agricultura3
Todas as imagens estão disponíveis em: http://tempodoshomens.blogspot.com/

5- A partir das imagens selecionadas, criar a história em quadrinhos, tomando como base os conhecimentos adquiridos nos textos dessa atividade.
6- Socializar, através de apresentações no KPresenter, as histórias em quadrinhos de todos os alunos.



INTRODUÇÃO:
Atualmente, sabemos que a agricultura é praticada em todo o mundo. Plantar e colher faz parte da vida humana. Mas quando o homem começou a cultivar a terra?
Podemos dizer que foi em um período denominado de ‘Pré-História’, há mais ou menos 10 mil atrás quando, através da observação constante da natureza, os grupos humanos perceberam que era possível cultivar a terra. A fabricação de instrumentos e o uso do fogo foram muito importantes para o processo de desenvolvimento agrícola.
Mostre aos alunos como eram fabricadas as ferramentas de pedra.
A Revolução Agrícola-Neolítico
E como eram as primeiras moradias feitas pelos homens.
A Revolução Agrícola-Neolítico
Aos poucos os instrumentos de pedra ficaram mais elaborados, as pedras eram polidas e cada vez mais afiadas. Serviam como excelente ferramenta de corte, presas a ossos, chifres ou madeira. As peles de animais eram utilizadas para cobrir o corpo e se proteger do frio. O fogo, além de aquecer os homens ainda permitia que a comida fosse cozida.
DESENVOLVIMENTO:
Durante milhares de anos os grupos humanos viveram se deslocando de um lugar para o outro, em busca de alimento para sobreviver. Eram “nômades”, nunca se fixavam em um único lugar. Praticavam a caça, a pesca e a coleta, viviam do que a natureza lhes oferecia.
A situação de nômade começou a mudar quando começaram a praticar a agricultura, há cerca de 10 mil anos atrás, no período chamado de Neolítico ou Pedra Polida.
Atividade agrícola
Plantar alimentos foi um passo decisivo para o domínio da natureza e para o processo de fixação (sedentarização) dos grupos humanos. O fato do homem se tornar sedentário provocou uma verdadeira revolução no modo de vida da humanidade. Um dos acontecimentos mais importantes relacionados a isso foi o desenvolvimento de vilas e cidades.
As vilas se desenvolveram, geralmente, em regiões de solo fértil e propicio à agricultura. Perto de grandes rios, pois a água, a irrigação era fundamental para as plantações. Ali, às margens dos rios, as comunidades estabeleceram-se e começaram a praticar a agricultura. Entre os produtos cultivados estavam o trigo, a cevada e a aveia.
Aos poucos os alimentos passaram a ser armazenados em vasilhas de cerâmica. A argila era modelada e cozida no fogo para ficar resistente. Nas primeiras vilas, as cabanas funcionavam como uma cerca protetora para a comunidade. Alguns animais foram domesticados, como a cabra e o porco. A população também aumentou, pois havia mais comida e mais segurança.
As vilas se desenvolveram tanto que se transformaram em grandes cidades. Novas técnicas agrícolas surgiram como o arado, que proporcionou maior produtividade. Os alimentos eram suficientes para toda a população da cidade e os excedentes, o que sobrava, passou a ser utilizado no comércio.
Na região dos rios Tigre e Eufrates, que deram origem a civilização mesopotâmica, onde hoje se encontram o Iraque, a Síria e o Kuwait, e também às margens do Rio Nilo, onde surgiu a civilização egípcia, as cidades reuniam cerca de 40 mil habitantes.
CONCLUSÃO:
Embora as cidades da antiguidade não sejam como as de hoje, elas representavam um local 'seguro', no qual os grupos humanos podiam se estabelecer com mais recursos. As cidades representavam segurança, evitando-se as privações pelas quais passavam os homens no período de vida nômade. As grandes cidades da atualidade desempenham função de agregar recursos diversos, como aquelas surgidas na idade antiga, centros de poder, de produção de alimentos e de grandes obras coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário